Maio 19, 2024
Home » The Beasts of Clawstone Castle | Eva Ibbotson

George e Emily são dois irmãos idosos que vivem num castelo na fronteira com a Escócia. Eles não têm dinheiro para manter o castelo em boas condições para visitantes, e isso faz desaparecer a única fonte de renda justamente para manter o castelo. É um ciclo que eles não estão conseguindo quebrar.

Madlyn e Rollo são duas crianças que vivem em Londres. Quando os pais deles são obrigados a aceitar uma proposta de emprego nos Estados Unidos por três meses, as crianças são enviadas para passar o período no castelo de Clawstone, com seus tios-avós George e Emily.

Madlyn é uma menina alegre e inteligente que fica muito chateada com a situação dos tios-avós, e decide ajudá-los como pode. Ela e Rollo descobrem que todo o motivo para as tentativas de reavivar o castelo são por causa do gado: vacas e touros belíssimos completamente brancos, cujo rebanho vive na propriedade de Clawstone há mais de mil anos. George e Emily consideram que manter o  gado em boas condições é seu dever, e para isso precisam que o número de visitantes aumente para poderem ter dinheiro o suficiente.

Outro habitante do castelo é o primo Howard, que é tão tímido que até foge das crianças. Madlyn fica amiga de Ned, o filho da cozinheira da aldeia, e ambos, junto com Rollo, armam um plano que inclui o primo Howard. Um dia eles encurralam o primo com a informação de que eles sabem o que ele é: um fantasma. E que o castelo e o gado precisam da ajuda dele. E se eles transformassem o castelo num local mal-assombrado? Eles tranquilizam o horrorizado primo Howard de que ele não precisa assombrar ninguém; eles querem apenas que ele fale com seus contatos para ver se arranja alguns fantasmas que gostem de assombrar, para aumentar o número de visitantes.

Fantasmas candidatos logo se apresentam, incluindo uma moça indiana que morreu sendo cortada pela metade em um espetáculo de circo, uma noiva que foi assassinada no dia do casamento e agora anda por aí com os buracos de bala sangrando no vestido, e um cavaleiro medieval que morreu com um rato comendo seu coração devido uma maldição de um parente. E também um par de pés que ninguém sabe de onde veio nem o que quer, mas que dança música escocesa com enorme habilidade.

Até aí, tudo de acordo com a maioria dos livros da autora, e eu estava achando bonitinho porém repetitivo. O gado, no entanto, me fez dar continuidade. Não só são descritos com carinho e admiração, como logo se transformaram no alvo de uma conspiração envolvendo caçadores de animais extintos, milionários com delírios de grandeza, cirurgiões plásticos expulsos da comunidade médica e veterinários inescrupulosos. Madlyn e Rollo vão precisar não só de Ned como da ajuda de todos os fantasmas e até de algumas banshees.

Aconteceu então que eu só não consegui largar o livro. Ela escreve muito bem, de um jeito aconchegante, e a certeza de que tudo vai dar certo no final não impediu que eu me empolgasse com a história querendo saber como tudo ia acontecer.

The Beasts of Clawstone Castle (2005)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *