Maio 6, 2024
Home » Gideon a Nona | Tamsyn Muir

Gideon é uma exímia guerreira que quer escapar do planeta em que vive. O planeta em questão, lar da Nona Casa, é um aglomerado de idosos doentes servidos por centenas de esqueletos animados.

Harrow é uma necromante da Nona Casa, herdeira dos líderes e capaz de feitos absurdos com apenas uma falange nas mãos. Ela intercepta Gideon em sua tentativa de fuga com uma proposta irrecusável. O Imperador Deus, primeiro necromante e imortal dentre seus anjos, convocou os herdeiros das oito casas: oito necromantes acompanhados por oito cavaleiros.

Considerando que o cavaleiro disponível na Nona Casa é um decrépito inútil, Harrow chantageia Gideon para que ela seja sua cavaleira. Quando o serviço for terminado, Gideon será liberada dos seus votos e poderá ser livre.

Gideon concorda, passa por um treinamento rápido, e começa sua missão. Harrow e Gideon vão de nave espacial até o Primeiro Planeta, onde a primeira casa, Canaan, recebe todas as outras duplas.

Elas conhecem uma dupla de gêmeas necromantes acompanhados de seu hábil cavaleiro, como também uma moça fraca claramente doente, necromante da Sétima Casa, e seu cavaleiro estóico.  Além disso chegam dois adolescentes, com cerca de quinze anos, representando a Quinta Casa. E assim por diante, até chegarem todos os oito necromantes (nove com as gêmeas) acompanhados de seus oito cavaleiros.

Um monge seguido por diversos esqueletos animados logo chega para recepcioná-los e explicar. O objetivo: ascender à santidade da lyctorhood e se tornar um dos anjos que acompanham o Imperador Deus. As regras: não entrem em uma porta trancada sem permissão.

Obcecada e eficiente, Harrow larga Gideon na área designada na mansão para a Nona Casa e sai para investigar. Gideon não tem escolha a não ser começar a andar pelos corredores abandonados da imensa construção. Logo ela conhece melhor os outros participantes e, apesar do voto de silêncio da Nona Casa que ela precisa fingir que mantém, rapidamente cria alianças e inimigos.

Ela e Harrow já se odiavam quando cresceram crianças no planeta da Nona, e agora são obrigadas a conviver fingindo que são dedicadas uma à outra. O fingimento, no entanto, começa a virar verdadeiro quando alguém começa a lentamente matar os outros cavaleiros e necromantes de forma terrível.

No começo da interação com as outras casas vou admitir que fiquei confusa. Era muito nome e muita gente,  fazendo com que, por mais que a autora tenha feito um bom trabalho em caracterizar quase vinte pessoas, eu me perdesse muitas vezes em quem era quem.

Felizmente todo mundo começou a ser assassinado, e os que sobraram foram criando melhor vida na minha imaginação.

Mas minha parte favorita foi a narrativa mesmo: tudo do ponto de vista da Gideon, que é uma moça musculosa, amigável, teimosa e muito atraente. A mistura da descrição da grandiosidade da casa Canaan com os comentários sarcásticos e divertidos de Gideon fizeram a leitura ficar deliciosa.

A ambientação criada pela autora também é muito boa: ao mesmo tempo sinistra e antiga, alta tecnologia misturada com necromancia descrita como ciência e magia tudo junto.

Conforme o relacionamento entre Gideon e Harrow se estreitava, e o mistério transformado em crime-de-quarto-fechado se tornava mais urgente, o livro de mais de 400 páginas ficava cada vez menos largável.

Uma fição científica muito decente, com pitadas de fantasia na medida certa, com a quantidade de personagens que me confundiram mitigada pela história fechadinha.

Gideon the Ninth (2019)

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