Maio 19, 2024
Home » Sombra e Ossos | Leigh Bardugo

Alina é uma adolescente que cresceu em orfanato, e seu melhor amigo é Malyen. O reino de Ravka é isolado do mar por uma área de escuridão mágica, conhecida como Não-Mar ou Dobra das Sombras. Expedições comerciais com veículos semelhantes a navios precisam passar por essa área para conseguirem fazer o comércio.

Alina e Mal fazem parte de uma dessas expedições, que são extremamente perigosa: a Dobra das Sombras é habitada por monstros terríveis conhecidos como volcras, que atacam as embarcações e matam os tripulantes. Ela é apenas uma cartógrafa de baixo escalão, mas quando os monstros atacam Mal, um poder inexplicável surge nela e ela consegue salvá-lo dos volcras.

Alina descobre que é uma grisha, que são tipo magos capazes de manipular os elementos. Ela consegue invocar a luz, uma habilidade única entre os grishas, e é nomeada a Conjuradora do Sol. Ela é levada ao líder dos grishas, um conjurador de sombras que chamam de Darkling.

Enquanto parte das pessoas acha que Alina é uma santa salvadora enviada para destruir a Dobra das Sombras, outros a encaram com desconfiança. O próprio Darkling promete ajudá-la a controlar seu poder, e protegê-la de assassinato e sequestro pelos reinos inimigos.

O Darkling é um homem jovem e atraente, e extremamente poderoso. Alina sempre gostou muito de Mal, mas seus sentimentos pelo Darkling estão deixando ela confusa. Entre suas sessões de treinamento com sua tutora Baghra e suas altercações com os outros grishas da corte, ela arranja tempo até para dar uns beijos no cara.

Claro que nem tudo é o que parece; e logo Alina está fugindo por aí com a ajuda de Mal, sabendo que seu poder pode ser usado para coisas muito piores do que ela imaginava.

Olha só, eu gostei do cenário. Gostei do rolê europeu-norte-oriente com pitadas de avatar. Adorei o Darkling, melhor personagem. E a trama em si foi agradável de ler, terminei o livro sem dificuldades e quero saber mais sobre os outros grishas.

Mas Alina e Mal são um problema pra mim. Eu sempre acabo me irritando com as protagonistas que se acham feias de verdade mas aí logo tem vários pretendentes. E além disso elas são burras e desajeitadas (mas nunca gordas, lógico, porque aí elas seriam realmente não atraentes, né). Alina pode até ter uma voz de narrativa interessante, mas tudo vai por água abaixo quando ela fica se perguntando se Mal acha ela bonita ou “será que o Darkling quis me beijar mesmo?”; meninas de dezessete anos são assim mesmo mas isso não significa que eu goste de ler esses chiliques.

O Mal é o protótipo do cara tóxico que as autoras gostam de colocar como fofo melhor namoradinho. Ele tá toda hora com ciúmes; reclama que a Alina beijou outro cara sendo que Alina e Mal não são um casal, daí ele passa a gostar dela e automaticamente decide que ela gosta dele também; vive fazendo as decisões por ela, informando as opiniões dela pros outros, fica bravo quando ela fala com outra pessoa do sexo masculino; adora começar chiliques e sair andando no meio da briga pra não ouvir mais o que ela quer falar.

Considerando que a outra ponta do triângulo amoroso forçado do livro é o Darkling – lindo, poderoso, gentil, sedutor, e demonstrando em todos os momentos que está muito interessado em tudo o que a Alina representa – eu não tenho dúvida alguma de qual eu prefiro. Entre ser manipulada pelo cara malvado porque ele é malvado e ser manipulada pelo bonzinho que na verdade é uma pilha de machismo e abuso, poxa. Eu prefiro ser manipulada pelo vilão mesmo, na real.

Eu sei que eu não sou o público alvo desse livro, mas isso não justifica. A Alina brilha em alguns momentos (há!), a ambientação é muito legal, o Darkling meu malvado favorito. Mas essa chatice com o Mal ficou insuportável, e o desenvolvimento da personagem da Alina precisa ser muito melhor pra me prender. Foi o primeiro livro publicado pela autora, então possivelmente vou dar um desconto e ler os próximos.

E me fala se o Ben Barnes não é um Darkling perfeito maravilhoso?

Shadow and Bone (2012) de Leigh Bardugo. Série Grisha Livro 1

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *