Novembro 21, 2024
Home » Harry Potter e as Relíquias da Morte | J.K. Rowling
harry-potter-and-the-deathly-hallows
(resenha escrita no ano de publicação, logo que o livro saiu porque eu comprei no dia seguinte do lançamento do original no Brasil)
É difícil comentar um livro altamente esperado sem nenhum spoiler.
Então só vou falar o seguinte: ela não me decepcionou. Eu estava meio receosa com a história do Snape, achei que ela fosse apelar e terminar de um jeito que fizesse com que todos os outros livros perdessem metade da graça. Mas não, ela fez tudo direitinho, e ele se tornou uma das melhores criações dela.
Dumbledore, que tinha ficado mais humano a partir do quinto livro, tem seus mistérios finalmente revelados, em parte devido a uma aparição relâmpago de Rita Skeeter (ela continua me irritando).
Em geral, um exemplar perfeito do gênero (aventura infanto-juvenil), que não deve desapontar nenhum fã da série.
Não sei mais o que falar. Adorei o livro. Ela escreve bem. Mas não dá pra esquecer que é um livro infanto-juvenil de muito boa qualidade que foi extremamente bem propagandeado. Não é pra esperar um novo Senhor dos Anéis ou nada do tipo.
E existe uma moral da história…
Vale a pena se embrenhar nesses livros, que no começo me fizeram tão desconfiada, e se for pensar – e isso é bem estranho – faz dez anos que ele entrou na minha vida! Sim, porque o primeiro livro é de 97, ou alguma coisa perto disso. Bizarro, na verdade.

Ah! E foi com esse livro que eu descobri que levo em média um minuto pra ler uma página, incluindo comentários.

PS
E já é 2023 e eu estou aqui vendo blog das antigas e estão até falando em fazer uma série dos livros; já teve Harry Potter e os Bichos; e Rowling tá mais do que nunca gerando discussões nas redes sociais sobre transfobia, caça às bruxas e a morte do autor. Então só me resta dizer que sim, os livros estão por aí até hoje e a minha geração não vai deixar o mundo esquecer; não, os livros não envelheceram bem e a gordofobia dela me incomoda muito; sim, os filmes fizeram muito pela história e em parte é por isso que tanta gente ainda acha relevante; não, eu não descarto a obra como lixo só porque a Rowling é lixenta. Os livros foram importantes pra minha formação como pessoa e leitora de fantasia, e vão continuar fazendo parte da minha memória afetiva.

Vamos ver o que a autora vai aprontar nos próximos anos.

Harry Potter e as Relíquias da Morte (2007)
Título Original: Harry Potter and the Deathly Hallows
De J. K. Rowling (Reino Unido)
Série Harry Potter Livro 7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *