Maio 19, 2024
Home » Harry Potter e a Ordem da Fênix | J.K. Rowling

Realmente não sei dizer por que tanta gente achou esse livro o mais sem graça da série.

Com o Voldemort de volta mas sem o Ministério da Magia acreditar e com o Harry no auge da adolescência “sou injustiçado”, achei o livro bem legal.

O Harry quer participr da Ordem da Fênix mas não pode porque é menor de idade. A Ordem lutou contra o Voldemort da primeira vez, e agora foi reativada e fica escondida na casa da mãe do Sirius.
Eles poderiam trbalhar bem melhor se o ministro da magia não estivesse achando que Dumbledore está na verdade querendo tomar o lugar dele.

Então o Harry chega em Hogwarts, já puto como uma garotinha de tpm, e encontra uma professora que é na verdade funcionária do ministério, e está ali para “controlar” as coisas. Só que ela parece um sapo rosa e é uma sádica.

O primeiro beijo de Harry e as tentativas do trio de fazerem com que pelo menos os outros alunos acreditem em Harry na questão Voldemort são bastante interessantes, assim como a Armada de Dumbledore, um grupo de alunos que se reúne secretamente para aprender na prática Defesa Contra as Artes das Trevas.

Além disso podemos ver finalmente o humor britânico da autora sobressaindo não só pela narrativa como também através da Hermione.

Achei um livro bem legal, com destaque para a mixórdia protagonizada pelos gêmeos.

Aqui acontecem algumas coisas interessantes para os fãs da série: começamos a ver o Dumbledore ficar gagá e descobrimos que a Rowling não sabe o que fazer com um personagem fascinante quando consegue criar um.

Pensa bem. Qual o personagem mais maneiro, foda, dramático, inteligente, carismático, interessante, e DA HORA de toda a série? Ninguém nega, Sirius Black no livro 3.

E aí o que a autora faz com ele? Joga no fundo do livro 4, com falas contadas e paranóicas, apesar de estabelecer algum tipo de ligação entre ele e Harry nas duas vezes que eles se falam.

Já no livro 5, ele aparece menos ainda – a não ser que você conte a cena da memória do Snape, que eu não conto – e, quando aparece, é pra ser moleque, sem noção, mal educado, irresponsável e ligeiramente desequilibrado.

Ah, sim, tudo bem, ele passou anos e mais anos na prisão… Mas quando estamos quase perdoando a autora por ter feito isso com a personalidade do cara mais promissor da série… ele… morre? E quem mata ele é uma mina que vimos numa memória? Tipo, QUEM??

E sim, são capítulos e mais capítulos do Harry procurando desesperadamente uma forma de ver o padrinho novamente, e tal… Tudo, percebemos depois, para dar o build-up necessário para Aberforth e a cena da pedra da ressurreição.
Mas eu prefiro os livros que se sustentam sozinhos, ainda mais quando estamos falando de uma série tão longa.

Harry Potter and the Order of the Phoenix (2003)

5 thoughts on “Harry Potter e a Ordem da Fênix | J.K. Rowling

  1. Olá!!Eu sou órfã de Rowlings….totalmente fã da saga do bruxinho. Mas honestamente, este para mim é o pior livro. Mas como gosto DEMAIS, ser o pior não quer dizer ser ruim. Acho um livro mais chatinho.Bj:)

  2. Oii,Também achei esse livro o pior da série porque não tem um final empolgante como os outros,é o que o final dá mais a idéia de continuação.ADOREI o seu blog e já estou seguindo,quando vi o título me identifiquei rsrsBeeijo passa lá no meu blog dpois,=)

  3. cara, esse livro é problematico. a primeira vez que eu li, eu odiei. odiei pelo oq ela faz com o sirius, OBVIO. serio, senti tanta raiva que pensei em abandonar a serie.mas aí resolvi reler, e depois ver o filme. e eu acabei vendo que nele (e isso inicia-se no quarto livro) há uma das melhores tramas políticas. a censura, a resistência, abuso de poder, manipulaçao da midia, a forma de desacreditar uma testemunha, etc. é foda. o final é ridiculo (aquele monte de crianças invadindo um ministerio, por favor) e o começo é beeeem arrastado (eu tinha mais raiva da ordem de fenix do que qualquer outra coisa). mas toda a parte que se refere à umbridge e ao ministro são fodas. achei q a adaptaçao pro cinema foi muito bem feita, me prendeu muito mais a atençao do q o livro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *