E aí fui ler o segundo volume da série de recontagem de contos de fadas da Cameron Dokey, que é, como vocês podem adivinhar pelo título, uma releitura do conto da Bela Adormecida.
Conhecemos então Aurora, a filha dos reis que é amaldiçoada no dia do seu nascimento por uma fada má e vai ter que picar o dedo numa roca e morrer – mas aí vem uma fada boa e diz que ela não vai morrer, vai só dormir por cem anos e tal.
Primeiro de tudo, eu adoro o desenho da Disney. A Malévola é minha vilã favorita e eu quero ser a Primavera quando eu crescer (“isso ME faria feliz!“). Mas o conto original é bem perturbador, então qualquer releitura precisa lidar com esses elementos problemáticos: como que o príncipe vai beijar a menina dormindo, gente?
Não ajudou também que eu li outras versões da Bela Adormecida recentemente, e, só pra dar exemplo, The Stepsister Scheme e Spindle’s End tem releituras mais originais do que essa.
Nesse livro, que é bonitinho, a coisa fica na base do superficial. Temos o personagem extra, o Prince Charming, que ganha personalidade fora do comum e interessante, e temos a floresta mágica, que é legal também.
Mas em geral a história não surpreende, a protagonista não tem muita personalidade, e achei o final bem bobo. Mas, pra quem gosta desse tipo de livro (crianças, em geral), não é aquela super coisa desapontadora. Vale o tempinho gasto.
Beauty Sleep (2006) De Cameron Dokey – Série Once Upon a Time Livro 2
Eu adoro este blog!!! Se não foi uma releitura que realmente contribuiu com algo novo não acho interessante ficar lendo. Mas mesmo assim adorei saber do livro!!!http://conversandodragoes.blogspot.com.br/