Maio 19, 2024
Home » Aranhas de Ouro | Rex Stout

Nero Wolfe, o famoso detetive de Nova York, está tendo um ataque. Ele cismou que seu cozinheiro Fritz preparou o jantar preparado com ingredientes que Wolfe não aprovou, e ele se recusa a comer. Archie Goodwin, o irreverente assistente de Wolfe, quando abre a porta após a campainha e encontra um moleque mal vestido dizendo que tem um caso para Wolfe, resolve que já que Wolfe está de criancices, que lide com crianças. E leva o menino pra conversar.

O garoto mora ali na rua mesmo, e trabalha limpando vidro de carro numa esquina ali perto. O nome dele é Pete Drossos e ele tem um caso. Quando estava limpando o vidro de um carro algum tempo atrás, uma moça no volante fez com a boca “help, get a cop”. Tinha um homem no banco do passageiro, e Pete tem certeza que o homem estava com uma arma nas costas dela. Pete diz pra Wolfe que e a moça era bonita e usava um par de brincos que eram aranhas feitas de ouro.

Wolfe lida com Pete de forma até que galante, perdoa a brincadeira de Archie, e a casa parece que vai voltar ao normal assim que os ânimos de Fritz forem acalmados. E aí no dia seguinte aparece a polícia pra dizer que Pete foi atropelado por um carro na esquina onde o garoto trabalhava. A descrição do carro é a mesma que Pete tinha dado no dia anterior, e várias testemunhas alegam que era um homem no volante. Antes de morrer no hospital, Pete pede à sua mãe que leve suas economias de alguns poucos dólares ao famoso detetive Nero Wolfe para que ele descubra quem foi que o atropelou.

É desse jeito bombástico que o livro começa, e daí pra frente a ação é ininterrupta, com direito a milionários, chantagistas, organizações para refugiados, e até tortura. É um dos melhores livros com o detetive Nero Wolfe, com uma solução engenhosa e personagens interessantes.

The Golden Spiders (1953)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *