Maio 19, 2024
Home » Robin Hood | Monteiro Lobato

Me condenem porque faz parte, mas minha versão favorita de Robin Hood continua sendo a do Monteiro Lobato, que eu passei a infância lendo. Não sei ao certo de onde ele tirou a história dele porque eu sempre confundo quem escreveu o que, mas esse livro é ao mesmo tempo adorável e empolgante, e, pra mim, a edição definitiva.

Robin de Locksley aprende a atirar. Mata um dos gamos do rei. É declarado fora-da-lei. Vai morar na floresta de Sherwood, vestido de verde, com outros fugidos de Nottingham e região. É um espinho no sapato do xerife de Nottingham, e do Bisbo, e do príncipe João. Conhece João Pequeno no cruzamento de um rio, e é primo de Will Scarlet, e tromba Frei Tuck comendo empadão. Vai até a capital para um torneio de arco e flecha, humilhando os arqueiros do Rei Henrique. Declara amor eterno à Lady Marian.

Hoje eu já sei que a história é velha, que existem várias versões, que cada autor inventou de um jeito, que cada versão da lenda é uma história nova. Mas quando eu era criança, não sabia de nada disso, e o que estava nesse livro eu acreditava como pura verdade: essa pra sempre vai ser a versão definitiva e eterna da lenda pra mim, não importa as versões que eu trombar na vida.

Robin Hood – versão de Monteiro Lobato (1937) coleção Terramarear

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *