Maio 19, 2024
Home » Black Orchids | Rex Stout

Com dois excelentes contos do detetive Nero Wolfe, o autor Rex Stout nos presenteia com tramas envolventes, personagens interessantes e bastante mistério.

Black Orchids

Logo no começo da história o narrador Archie Goodwin está de saco cheio de ficar na feira de flores por tantos dias seguidos. No entanto, precisa fazer o que o chefe manda, e seu chefe, o detetive Nero Wolfe, está se corroendo de inveja: o milionário Lewis Hewitt conseguiu produzir, em suas estufas, impossíveis e únicas orquídeas negras. Wolfe, que é um dos melhores criadores de orquídea do país, quer se matar de ódio que o colega tenha conseguido as flores e ele não. Por isso, manda Archie à feira de flores para ficar olhando as orquídeas negras e depois voltar pra casa relatando os detalhes de cada pétala.

Apesar de estar bastante irritado com aquele monte de gente se acotovelando e achar as tais orquídeas só mais um punhado de flores, Archie fica feliz por ir tantas vezes à feira porque encontrou sua futura esposa: uma bela moça que faz uma atuação junto com um colega num stand montado por um grupo de floristas. Durante mais de hora, a moça fica fingindo estar num piquenique no meio de um prado artificial, tira as meias e lava os pés num riacho artificial e de forma geral faz com que a feira inteira pare para ver suas pernas.

Quando Wolfe finalmente se digna a ir para a feira para ver por si mesmo as tais flores, Archie descobre que alguém escolheu justamente aquele dia para dar cabo de Harry Gould, o jovem que estava fazendo a performance junto com a moça bonitinha. Em um momento em que ele, de acordo com o script, fingia dormir com a cara coberta por um jornal, alguém atirou nele usando um método original de amarrar um barbante em uma espingarda.

Wolfe logo descobre que o tal barbante foi amarrado na bengala justamente do milionário Hewitt e se dispõe a descobrir quem foi que matou Gould – sob a pequena condição de que o Sr. Hewitt entregue a Wolfe as orquídeas negras.

Esse é sem dúvida um dos melhores contos do detetive.

Invitation to Murder

Nessa segunda parte temos uma famosa organizadora de festas está sendo chantageada. Ela parece saber quem é responsável pela chantagem, mas quer provas. Nero Wolfe concorda com a missão e chega a enviar Archie Goodwin para investigar. Infelizmente, a contratante morre dias depois, deixando Wolfe putíssimo com o chantageador/assassino.

Depois disso Archie tem que se alternar entre sair com duas das moças que trabalhavam para a falecida. A suspeita é que uma das duas seja a chantageadora. No entanto, para o assassinato, há muitos outros suspeitos. Entre eles, um médico amigo da família e o irmão da falecida.

Eu gosto desse conto por uma razão totalmente incomum: tem uma cena em que uma das moças suspeitas aparece do nada na cozinha. Fritz e Wolfe estão discutindo sobre a melhor forma de fazer um prato, e a menina do nada vem com uma dica improvável. Wolfe fica dividido entre aceitar ajuda de uma provável assassina e finalmente resolver o problema do prato.

Black Orchids (1942, compilação de Black Orchids e Invitation to Murder), de Rex Stout. Série Nero Wolfe Livro 9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *