Maio 19, 2024
Home » Uma Pequena Cidade na Campina | Laura Ingalls Wilder

Laura Ingalls tem quase quinze anos e vive com sua família numa fazenda nos Estados Unidos na época dos pioneiros. Ela ajuda seu pai a cuidar da colheita e sua mãe a cuidar da casa, mas ela está ansiosa por trabalhar ‘de verdade’. Afinal, sua irmã Mary é cega e seus pais não podem pagar para que ela vá a um colégio especial, então Laura não vê a hora de ganhar seu próprio dinheiro para poder ajudar.

Eu adoro essa série de livros, mas tenho vários problemas com o monte de desgraças que aconteceram com essa família durante os livros anteriores. O pai perde várias colheitas, todo mundo fica doente e Mary fica cega, eles são obrigados a mudar mais para o oeste e aí passam por um dos piores invernos do século e quase morrem de fome.

Nesse livro as coisas começam a ficar melhores. Laura vai para a escola com sua irmã mais nova Grace, faz várias amizades com as filhas de outras famílias, vai em sua primeira festa. E, claro, re-encontra sua velha inimiga Nellie Oleson, uma garota fresca, fofoqueira e mau-caráter que consegue ser odiada por todo o grupo. Nellie coloca a professora da escola contra Laura, tenta roubar o namorado da amiga delas, Mary Power, e está sempre falando da vida superior que tinha lá no leste.

Eu gosto tanto desse livro. Os problemas adolescentes de Laura são muito reais, mesmo tendo acontecido tantos anos atrás, e a forma como a família dela lida com isso é muito fofa. Também me identifico com essa necessidade que a Laura tem de estar sempre trabalhando, e ainda mais querendo ser professora.

O ponto alto do livro é o SUPER ROMANCE, quando Almanzo Wilder, um jovem fazendeiro bonitão que tem os melhores cavalos da região, se oferece para acompanhar Laura da igreja até em casa, num percurso incrivelmente longo de cinco quarteirões (com a família dela andando logo à frente). Ai, ai, os romances do século XIX…

(Claro né gente que não foi bem assim que tudo aconteceu. Ela deixou tudo mais simples e bonitinho para os leitores mirins. Ano que vem vão lançar os diários da autora e talvez a gente possa ver coisas mais pesadas e tristes que aconteceram!)

Adoro esses livros da Laura, e da lista esse é um dos meus favoritos. Uma das melhores séries para crianças que tem por aí, uma pena que não é tão fácil de achar. Super recomendo!

Little Town on the Prairie (1941) de Laura Ingalls Wilder. Série Little House/The Laura Years Livro 7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *