Maio 19, 2024
Home » O Eremita da Floresta Eyton | Ellis Peters

Em Outubro de 1142, Richard Ludel, lorde da propriedade de Eaton, morre após ser ferido na batalha de Lincoln. Ele havia combinado com o Abade Radulfus que ele seria tutor de seu único filho, o garoto de 10 anos Richard. Richard já estava sendo educado no mosteiro desde pequeno. No entanto, a avó do garoto, Dama Dionisia Ludel, não acredita em educar pequenos lordes, e pretende casar seu neto com a herdeira do vizinho mais próspero da região.

Ao mesmo tempo, a guerra civil continua causando danos à Inglaterra, e a Imperatriz Matilde está sitiada no castelo de Oxford, rodeado dos soldados do Rei Estevão. O xerife de Shrewsbury, Hugh Beringar, recebe notícia de que, antes do cerco se fechar, a imperatriz conseguiu enviar um último mensageiro através das forças inimigas, com uma mensagem para seu aliado Brian Fitzcount.

O Irmão Cadfael, responsável pelas ervas medicinais do mosteiro, se interessa pela briga entre a Dama Dionisia e o Abade Radulfus pelo garoto Richard; e também se interessa pelo mensageiro da imperatriz, que jamais alcançou seu destino.

Dama Dionisia recebe um eremita na pequena capela na floresta Eyton. Esse eremita logo passa a ditar que é da vontade de Deus que Richard volte à família, e usa como exemplo dessa vontade os pequenos acidentes que andam acontecendo aos vizinhos da propriedade de Eyton.

Drogo Bosiet, um nobre do norte, chega à Abadia de São Pedro e São Paulo em Shrewsbury procurando por um servo fugido. Ele e seu filho ficam na estalagem do mosteiro e passam a fazer buscas pela região. E aí um dia Drogo demora para voltar da caçada, e descobrem o corpo dele assassinado em uma trilha da floresta.

O menino Richard é raptado. E o cavalo do mensageiro da imperatriz é encontrado caminhando pela mata, sem seu cavaleiro.

O Irmão Cadfael, tendo lutado nas cruzadas antes de virar monge, é o principal aliado do Xerife Beringar para descobrir quem é o responsável pelos crimes: quem teria assassinado Drogo Bosiet, e porque? Quem poderia ter alguma vantagem no rapto do garoto Richard? E tocando no caso de interesse da coroa, quem teria sumido com o mensageiro da Imperatriz, e com qual intuito?

Eu adorei esse livro. Ele começa mostrando os personagens do drama bem antes dos problemas acontecerem, e o Irmão Cadfael é só um observador fofoqueiro. Aí quando a confusão começa ele já tem as informações de que precisa, após suas observações precisas. A trama histórica dá um pano de fundo muito interessante, ainda mais no meu caso que adoro essa parte da história.

Bom também.

The Hermit of Eyton Forest (1987)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *