Maio 19, 2024
Home » Krabat | Otfried Preussler

Sim, é um livro juvenil. Sim, é uma fantasia. Mas com uma pegada sombria que faz falta na renca de livros do gênero que saem pela aí.
Krabat é um mendigo que sonha com uma voz chamando-o ao Moinho das Águas Negras. O menino, sem ter muito o que fazer da vida, já que é órfão e não tem onde morar, e passando frio e fome no inverno do norte da Germânia, atende ao chamado. Chega ao moinho durante a noite, e se depara com o Mestre, um homem assustador com um olho faltando, que o recruta para ser um aprendiz de moleiro, junto com outros onze rapazes que já trabalham lá há tempos. O trabalho é pesado, mas a comida é boa e a cama macia, e Krabat não tem do que reclamar.

Até que aos poucos vai percebendo que há muito mais naquele moinho do que supusera de início. O lugar é uma escola de magia negra, seus colegas são iniciados e o mestre tem um pacto suspeitíssimo com um camarada conhecido como Padrinho, que aparece nas noites de páscoa e entrega sacos e mais sacos para serem moídos, numa moenda usada só para isso. Krabat não sabe o que há nos sacos, mas um dia encontra restos de alguma coisa que ele acha ser parecida com dentes e pedaços de ossos.

Krabat passa a aprender magia negra, o que faz com que a vida fique consideravelmente mais fácil. Porém, ele descobre que, como todos os outros aprendizes, está preso ali para todo o sempre. Agora, ele terá de arranjar um meio de sair dali, antes que ele seja o próximo aprendiz a morrer de forma misteriosa, como acontece todos os anos.

Eu ADORO esse livro. É sombrio, inteligente, aterrorizante e divertido ao mesmo tempo. Procurem nas livrarias, o autor é alemão.

Krabat (1971)

5 thoughts on “Krabat | Otfried Preussler

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *