Novembro 21, 2024
Home » Harry Potter e a Pedra Filosofal | J.K. Rowling
harry-potter-and-the-philosophers-stone_a-devoradora-de-livros

No começo eu desconfiei desse livro, já que desconfio de todo best seller por princípio. Mas depois começou a ficar chato: todo mundo que eu conhecia já tinha lido, e o livro era obviamente de um estilo que me agradava, segundo todos os meus amigos. Depois de o ouvir de praticamente todo mundo que eu conhecia o que é que eu achava de tal livro, me enchi e resolvi, uma bela tarde numa livraria, ler as primeiras páginas pra ver do que se tratava.

E nunca mais larguei.
Claro que é uma história cheia de clichês; claro que é um mundo que tem muito de mágico e pouca magia; claro que a maioria dos elementos da trama vieram de outros grandes clássicos da literatura.
Mas é uma história bastante original e empolgante, com personagens cativantes e ao mesmo tempo parecidos com alguém que você conhece.
Além disso, é claro, tem o jeito da Rowling escrever, que dá a impressão que você está na frente dela conversando.
Ah, gente, não é uma obra prima, é só um livro muito legal, simpático e com o coração no lugar que reúne diversos elementos míticos para conquistar o leitor.
Funciona.
A história, pra algum ET que não a conheça, é a de um menino de onze naos que descobre que é um bruxo e é mandando para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.
E ele também descobre que ele é o único que sobreviveu a um ataque do evil overlord dos bruxos, Voldemort, que por acaso sumiu no dia em que tentou matá-lo, deixando apenas uma cicatriz em forma de raio na testa do Harry.
Na escola, Harry encontra novos amigos, como Ron e Hermione, novos inimigos, como Draco Malfoy, e novos professores, como McGonagall (transfiguração) e Flitwick (feitiços) – pra não mencionar o terrível Snape (poções).
Logo Harry e seus amigos descobrem que a famosa pedra filosofal está escondida no castelo de Hogwarts, e que existe uma conspiração entre os próprios professores para roubá-la.

E conseguir lembrar de quando esse livro foi lançado pela primeira vez me faz me sentir velha.

Harry Potter and the Philosopher’s Stone (1997)
De J.K. Rowling (Reino Unido)
Série Harry Potter Livro 1

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *