Maio 18, 2024
Home » Alma? | Gail Carriger

Um livro divertidíssimo do gênero ‘romance paranormal steampunk’, num ambiente de fantasia vitoriana, com direito a solteirões convictos, lobisomens, matronas obcecadas em casar suas filhas, e uma conspiração para eliminar os vampiros da alta sociedade.

Alexia Tarabotti está numa festa, e vai para a biblioteca, porque curte os livros e não gosta de ficar forçando conversa no salão de dança, já que ninguém nunca chama ela pra dançar mesmo. Na biblioteca ela encontra um vampiro.
O vampiro arreganha os dentes e vem pra cima dela, mirando no pescoço.
Alexia, sem pudor, desce sua sombrinha na cabeça dele, dizendo: “Que rude! E sequer fomos apropriadamente apresentados!”

Não tive como não me apaixonar. Pela protagonista Alexia, pelo mundo criado pela autora e pela trama envolvente.
Alexia é uma pessoa sem alma, algo muito raro e de fato único na Inglaterra Imperial da Rainha Vitória. Por ser sem alma (soulless, como no título original), Alexia tem a capacidade de cancelar habilidades sobrenaturais, como os dentes sugadores dos vampiros ou a forma lupina dos lobisomens.

Como se não bastasse, o nariz avantajado e a pele morena de Alexia (que, como seu sobrenome entrega, é filha de um italiano) fazem com que ela seja considerada bem pouco atraente. Isso somado à sua inteligência acima da média e incapacidade de dizer sim senhor para todo homem que aparece na sua frente a torna uma incurável solteirona velha demais para se casar (o livro começa com ela tendo vinte e seis anos).

Por ser sem alma, ela também é monitorada pela divisão do governo que lida com os sobrenaturais, cujo diretor é ninguém menos do que o grandalhão e mal educado Lorde Maccon, o lobisomem líder da matilha londrina, que não vai com a cara dela desde o “incidente do porco-espinho” (explicado apenas mais à frente no livro).

Quando Alexia acidentalmente mata o tal vampiro ousado, Lorde Maccon fica irritado e interfere, e ambos acabam descobrindo que novos vampiros estão sendo ilegalmente criados e que lobisomens solitários estão desaparecendo. Os vampiros acham que Alexia é responsável.

Enquanto Alexia vai atrás de limpar seu nome e de descobrir o que está havendo, Lorde Maccon faz questão de acompanhá-la, e logo começa a demonstrar ter interesses diferentes por Alexia.
Seguindo a tradição dos romances picantes, as cenas tórridas começam logo a aparecer, mas não são nem de longe a parte mais legal do livro.

O que é importante é que esse livro é MUITO ENGRAÇADO.
Tava faltando uma protagonista tão sarcástica, inteligente e única como Alexia. Tava faltando um ambiente steampunk para meninas DECENTE. Tava faltando uma autora com espírito de Jane Austen, conhecimento histórico, habilidade de criar cenários alternativos plausíveis e personagens engraçados sem parecerem caricatos e tava faltando vampiros e lobisomens de verdade e certamente tava faltando ZEPELINS!!
Gail Carriger, onde você esteve todo esse tempo??

Como sempre, é um alívio chegar num livro e ele ser bom. Recomendo muito.

Soulless (2009), de Gail Carriger. Série Protetorado da Sombrinha Livro 1

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *