Janeiro 18, 2025
Home » Not Quite Dead Enough | Rex Stout
not-quite-dead-enough_a-devoradora-de-livros

Nero Wolfe é um detetive de meia idade, gênio, gordo, preguiçoso, misógino e gourmet. Archie Goodwin é seu fiel assistente, atlético, impulsivo, mulherengo, bonitão e corajoso.

Na década de 40, Nero Wolfe já estando estabelecido como o melhor detetive particular de Nova York, Archie Goodwin se alista no exército para lutar na Segunda Guerra Mundial. Ele vai para Washington para seu treinamento e primeiras missões, e até vira major, mas o pessoal acima dele não parece querer enviá-lo para a frente de batalha.

E aí ele descobre o motivo: Nero Wolfe, que se recusa a sair da sua cadeira a não ser para comer os banquetes que seu chef profissional prepara na sua cozinha, resolveu “guardar o cérebro na gaveta” e sair para treinar com o intuito de emagrecer para ir pra guerra e matar alemães. Ele não quer mais saber de ser detetive. Nem de comer. Nem de ser sedentário. E nem de resolver os casos que o exército quer que ele resolva.

Então o Major Goodwin é enviado de volta a Nova York para fazer Nero Wolfe voltar à ativa. Quando ele encontra a casa cheia de pó e só salsão na geladeira, o desespero toma conta e ele apela para as mulheres. Sua grande amiga milionária Lily Rowan tinha usado uma ajudante dela que precisava de ajuda como isca para tentar sair com Archie, mas ele resolve levar a coisa a sério para ver se consegue convencer Wolfe a voltar.

Só que logo que ele começa a investigação, Lily aparece gritando que a menina foi assassinada! Archie tem a ideia incrível de alterar a cena do crime para parecer que ele estrangulou a moça por causa de Lily, aceitando ser preso com as evidências, e passando cinco contos para um jornalista amigo dele publicar:

AJUDANTE DE NERO WOLFE PRESO POR ASSASSINATO

Só quem já leu as peripécias do Archie pra sacar a genialidade do golpe; e esse é um dos melhores contos do autor.

O segundo conto no livro é tão bom quanto, Booby Trap: alguém está vendendo segredos do exército para a indústria de armas particular, e quando Nero Wolfe vai investigar, um dos suspeitos é simplesmente explodido com uma granada.

A melhor parte desse conto é o relacionamento dos dois detetives com a Sargento Bruce, uma atraente soldada auxiliar do coronel assassinado. Lógico que Wolfe se opõe à existência de mulheres no exército por achar que são todas dramáticas e loucas, enquanto Archie tenta sem sucesso chamar a moça pra sair. Digamos que ambos são machistas de formas diferentes? Não importa, porque adoro os dois – e o autor deixa explícito que não concorda com as atitudes de nenhum deles.

Infelizmente é um dos livros que não foi traduzido para o português, mas pra quem arrisca o idioma original, vale muito a pena!

Not Quite Dead Enough (1944) de Rex Stout.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *