
No início do álbum de quadrinhos Tintim no País do Ouro Negro, escrito e desenhado por Hergé, alguém está falsificando combustível, causando explosões nos motores. Tintim decide averiguar, e para isso passa por diversas aventuras e vai parar nas Arábias.
Enquanto isso, os policiais Dupont e Dupond o acompanham, na esperança de também encontrarem os responsáveis pelos atentados.
Afora as peripécias pelas quais Tintim já é conhecido, essa história é ainda mais deliciosa pelo seguinte detalhe: Abdallah, filho querido do emir Mohammed Ben Kalish Ezab. O Emir está sendo assediado por diversas empresas interessadas no petróleo de seu país, e um desses agentes resolve apressar o Emir ao raptar Abdallah.
Tintim logo descobre onde o garoto pode estar escondido e vai resgatá-lo.
Abdallah é um moleque mal educado, irrequieto, mimado, traquinas e agitado. Ele acabou de ganhar um par de patins de rodas do seu captor, e não tem interesse algum em ser resgatado.
Mesmo sem as aventuras incríveis no deserto, e as participações especiais do Sr. Oliveira da Figueira e do Capitão Haddock, Abdallah é responsável por deixar o livro inesquecível.
Tintim au pays de l’or noir (1950) | As Aventuras de Tintim #15