Janeiro 18, 2025
Home » Out of Sight | Elmore Leonard
out-of-sight_a-devoradora-de-livros

Policial ágil com um romance entre uma bela agente e um sedutor ladrão de bancos, esse livro tem uma narrativa que alterna entre o realismo violento e o relacionamento que ocorre aos poucos entre duas pessoas que já começa fadado ao fracasso.

Karen Sisco é uma U.S. Marshal bonitona que está acostumada a não ser levada a sério por ser mulher. Jack Foley é um ladrão de bancos que está na prisão e se aproveita do plano de alguns prisioneiros para escapar. Buddy é o amigo de Jack que está esperando com o carro do outro lado da cerca quando ele consegue sair do túnel da fuga.

Só que Karen está estacionada por ali também, esperando pra falar com um colega da prisão, e quando vê Jack escapando, tira uma espingarda do porta malas para impedir a fuga. Buddy consegue desarmá-la e Jack a coloca no porta malas, e entra lá com ela.

Essa decisão de último minuto é o início de um relacionamento diferente. Karen e Jack se sentem imediatamente interessados um pelo outro; mas ela é policial e ele é ladrão de bancos. Como resolver?

Os personagens coadjuvantes são interessantes e dão vida à trama – o pai de Karen, o namorado dela que é casado, a ex-mulher de Jack que trabalha como assistente de palco de um mágico, o trio de antagonistas, e Glen, o ladrão de carros azarado que ajuda Jack e Buddy na fuga e depois faz a ligação entre eles e o novo trabalho.

Jack está conflitado após ter conhecido Karen, e não sabe o que fazer da vida. Depois de roubar centenas de bancos, quer dar uma variada. Buddy tem uma irmã religiosa ex-freira pra quem ele liga toda hora pra contar o que anda fazendo, e apesar de querer dar uma parada na vida do crime, acaba dando a ideia de ir atrás de Glen pra entrarem na casa de um milionário. É aí que eles todos saem de Miami e vão passar frio em Detroit, pra encontrarem um pessoal que Glen conheceu na prisão e que tem o endereço do milionário.

A melhor parte do livro é como o autor escreve. São frases rápidas, com a personalidade de quem tem o ponto de vista sendo claramente demonstrada pela construção gramatical. Isso dá uma agilidade na leitura e define quem está olhando para a cena, quase como se estivéssemos assistindo a um filme. Também fica óbvio que as cidades que o autor decidiu colocar como ambientação são velhas conhecidas dele, com descrições de quarteirões específicos, mudanças nos bairros ao longo dos anos devido à economia, e grupos sociais bem definidos. É tudo muito bem feito e dá a impressão de estarmos lá no meio das ruas, sentindo os cheiros do lugar.

A história coloca os antagonistas bem vilões mesmo, um pessoal sem nenhum controle que faz com que Jack e Buddy sejam perfeitos ladrões-cavalheiros. Mas Karen não tem muita paciência com essa ideia: ela pode até achar Jack um cara atraente, divertido e sedutor, mas ele fez escolhas na vida que o colocam do outro lado da lei, e ela não está prestes a esquecer tudo o que ela acredita só porque está interessada nele.

O livro é rápido de ler, mas preciso dizer que o único motivo que me fez pegar foi o filme com os jovens George Clooney e Jennifer Lopez. É uma boa adaptação, mas o roteiro deu uma boa suavizada no livro e eu não estava preparada para um final tão frio. Elmore Leonard não tem paciência pra finais fáceis e fantasiosos, preferindo a verdade crua e seca. Não é meu estilo de leitura favorita, mas entendo o apelo e achei o livro bem consistente. Emocionante do início ao fim, com um romance interessante e personagens fascinantes, o livro não se deixa largar e é uma excelente história policial.

Out of Sight (1996) de Elmore Leonard.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *