Livro de fantasia juvenil, onde uma moça é transformada em uma idosa de 90 anos e precisa descobrir como desfazer a maldição.
Fofo, inteligente, tocante e cheio de referências aos contos de fadas, esse livro é um dos melhores exemplares da arte da autora Diana Wynne Jones. Para quem chegou no livro através da obra-prima dos estúdios Ghibli, não se sintam desencorajados: apesar de ser bem diferente do desenho, o livro não desaponta.
Sophie Hatter é a filha mais velha de três, e sabe que por isso jamais terá algum destino interessante. Quando seu pai morre subitamente, sua madrasta manda suas duas irmãs para longe para aprenderem um ofício e deixa Sophie na chapelaria do pai. Cada dia que passa, Sophie se sente mais deprimida. Depois de algumas semanas, se dá conta de quem nem sai mais de casa, passando seus dias e noites enfeitando chapéus.
O destino de Sophie.
Num dia de extrema irritação, ela trata mal uma cliente mal-educada, e esta lhe lança uma maldição, já que se trata ninguém menos que a Bruxa das Terras Desoladas. Quando a bruxa vai embora, Sophie se olha no espelho: ela foi transformada numa idosa de 90 anos. Decidida a achar a bruxa para pedir que a volte ao normal, a velha Sophie pega suas coisas e sai caminhando para fora da cidade.
Logo ela tromba com o Castelo Animado: uma construção estranhíssima com diversas chaminés de onde sai fumaça preta, que se move magicamente pelas colinas próximas à cidade. Esse é o castelo do Mago Howl, conhecido por sua perfídia e por sua mania de comer o coração das belas jovens. Sendo velha, e estando muito cansada, Sophie tem zero medo do terrível mago Howl e entra no castelo decidida a achar um lugar para sentar.
Lá dentro descobre uma pequena cozinha imunda com um fogo falante na lareira que se apresenta como sendo um demônio do fogo e um garoto de quinze anos chamado Michael que é o aprendiz do mago. Logo ela também conhece o próprio Howl – que é apenas um moleque no seu olhar de velha. Na realidade, Howl é um jovem de 25 anos simpático, extremamente bonito, poderoso e imaturo, que passa seus dias fugindo das responsabilidades e ‘devorando corações’ de garotas: ele as corteja até que se digam apaixonadas, e aí ‘o jogo perde a graça’ e ele dá o fora nas menina, indo procurar outra moça. Howl utiliza sua magia para conseguir fugir das meninas, e a porta da frente do castelo é convenientemente capaz de se abrir para três ou quatro reinos diferentes. Sophie declara que será a nova faxineira do lugar, e Howl não parece se importar.
Enquanto isso, a Bruxa das Terras Desoladas está atrás de Howl, o rei quer que ele encontre um príncipe que sumiu, Sophie descobre que Michael está apaixonado por uma de suas irmãs – e ela precisa também descobrir qual é o pacto que Howl tem com Calcifer, o demônio do fogo, antes que seja tarde demais.
Favoritos do mundo inteiro.
Um dos melhores livros de fantasia juvenis, essa história divertida e bonita deu origem a uma das melhores animações de todos os tempos. Os personagens únicos, os diálogos impecáveis e a trama inteligente fazem uma leitura leve e rápida. Sophie é uma protagonista inteligente e determinada, e a história dela é das mais inspiradoras. Howl é um cara incrível. Não é à toa que desde que publicou o livro a autora recebe mensagens querendo saber se ele está solteiro.
Um livro maravilhoso que está na minha lista de favoritos do mundo inteiro!
Howl’s Moving Castle (1986) de Diana Wynne Jones. Série Howl’s Moving Castle Livro 1