Em um castelo sombrio no meio da floresta, vive uma bruxa que se transforma em coruja ou gato durante o dia e toma sua forma original de velha durante a noite.
Se alguém se aproxima do castelo, transforma-se em pedra até que a bruxa o liberte. Mas se essa pessoa for uma jovem garota, ela se transforma em pássaro e a bruxa guarda o pássaro numa gaiola dourada dentro do castelo.
Jorinda e Joringel são o jovem casal apaixonado, que um dia vai caminhar pelo bosque, conversando e cantando. Até que eles se afastam um do outro e a voz de Jorinda fica cada vez mais parecida com um canto de pássaro… e quando Jorindel se dá conta, ele não consegue mais se mover e vê a bruxa pegar um pássaro e colocá-lo na gaiola.
Joringel agora tem que resgatar a Jorinda de dentro do castelo, mas como fazer isso sem se transformar em pedra ou ser atacado pela bruxa?
O grande atrativo nessa história pra mim é a floresta sombria, com o castelo embrenhado no meio – e o Joringel se assustando ao ver como os muros do castelo estão próximos. A bruxa que observa transformada em coruja. O salão maléfico cheio de gaiolas de pássaros que na verdade são jovens garotas.
Muito obrigado por quem escreveu esta história, por que eu tenho que reescrever esta história, só que minha professora não terminou de ler para os alunos ( tipo eu )… Muito obrigado mesmo!