Dezembro 3, 2024
Home » O Segredo de Chimneys | Agatha Christie
the-secret-of-chimneys_a-devoradora-de-livros

A história começa na África, quando Jimmy McGrath entrega um maço de cartas e umas memórias para seu amigo Anthony Cade levar pra Inglaterra.

As memórias são de um conde de um país obscuro nos Bálcãs, e pode conter diversos segredos de estado.
As cartas são supostamente escritas por uma linda dama da corte inglesa, que tem um amante e morre de medo que o marido descubra.
Só que a dama nunca escreveu carta nenhuma, e as memórias são roubadas.

Sem saber de nada disso, Anthony Cade retorna à sua cidade de origem, Londres, e faz o possível para descobrir quem é Virginia Revel, a autora das cartas, e o que fazer com as memórias. Ambas as investigações levam a Chimneys, a mansão ancestral inglesa, onde a própria Virginia Revel vai passar o final de semana e para onde Anthony Cade pretende estar assim que possível.

Um chantagista morto, o roubo de um diamante, um ladrão internacionalmente famoso e o herdeiro do trono do país obscuro dos Bálcãs são outros elementos que apimentam a trama, enquanto o elenco de coadjuvantes é um dos melhores da autora: Lord Carteham, sempre relutante no seu papel de anfitrião; sua filha Bundle, uma socialista incorrigível; o inspetor Battle sempre impassível; Mr Fish, um convidado americano entediante; duas crianças demoníacas acompanhadas por Mademoiselle Brun, a babá idosa; a irresistível Virginia e seu novo amigo charmoso Anthony Cade; o trio de estadistas e financistas Herman Isaacstein, George Lomax e Barão Lollopretzl; e finalmente porém não menos importante Bill Eversleigh, assistente de George Lomax e eternamente apaixonado por Virginia.

Toda essa salada se mistura quando o convidado de honra de Lord Carteham é encontrado morto com um tiro em uma das salas de Chimneys, e o principal suspeito é justamente Anthony Cade!

No começo da história o contexto racista e colonialista da época incomoda um pouco, aparecendo especialmente na reação dos britânicos visitando a África no começo do livro. Mas depois que a ação passa para a especialidade da autora, que são os crimes de quarto fechado na Inglaterra do início do século XX, a coisa fica muito maravilhosa.

Anthony Cade e Virginia Revel permanecem irresistíveis, cada frase do livro é repleta de humor inteligente, e a trama envolve desde a primeira linha. Ainda é um dos meus livros favoritos no mundo inteiro.

Título Original: The Secret of Chimneys (1925)
De Agatha Christie (Reino Unido)
[update 10/2023]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *