Mais uma aventura de Tiffany Aching. E dos Nac Mac Feegle.
Dessa vez, Tiffany não consegue se controlar e acaba participando de uma dança secreta que dá as boas vindas ao inverno… e o elemental responsável por essa estação, o Wintersmith, acaba confundindo-a com Verão, a bela moça que dança com ele durante esse ritual.
Ao mesmo tempo em que tem que lidar com seus sentimentos por Roland, o filho do barão, Tiffany vê-se às voltas com um ser extremamente poderoso que tenta impressioná-la fazendo com que todos os flocos de neve tenham o mesmo formato: o rosto de Tiffany.
Granny Weatherwax, Miss Treason, Miss Tick e Nanny Ogg são as bruxas que vão ajudar Tiffany nessa empreitada: sobreviver ao inverno, tomar o lugar do verão e derrotar o Wintersmith para que o verão chegue novamente.
Enquanto isso, os Nac Mac Feegle são encarregados de transformar Roland em um herói que desça às profundezas para resgatar a verdadeira Verão, que não está nem um pouco contente com Tiffany, a quem chama de fazendeira simplória.
O humor de Terry Pratchett continua o mesmo, mas achei que dessa vez as coisas ficaram mais sérias. O que de maneira alguma faz com que o livro seja menos interessante.
Wintersmith (2006) De Terry Pratchett (Reino Unido)
Série Discworld Livro 35; Série Tiffany Aching Livro 3