Doxy: substantivo. Mulher imoral, amante (fem), prostituta, mulher sexualmente promíscua. Gíria: mulher de gângster. Fonte: dictionary.reference.com
Archie vai fazer um favor ao seu colega de profissão Orrie Cather. Orrie é um mulherengo que agora decidiu se casar com uma aeromoça, Jill Hardy. Só que outra das namoradas dele, Isabel Kerr, resolveu causar porque quer ele pra ela, ameaça contar tudo pra Jill, provar que Orrie estava com ela etc. Orrie pede que Archie entre no apartamento de Isabel Kerr quando ela não está para pegar a carteira de detetive dele, que ela surrupiou num dos dias que ele foi vê-la. Archie faz o favor, e encontra a menina assassinada.
Claro que o principal suspeito é Orrie, e o Inspetor Cramer não perde tempo em ir lá no Nero Wolfe se gabar que Isabell Kerr tinha um diário e foi isso que fez com que eles prendessem Orrie.
O grande detetive Nero Wolfe e seus ajudantes Saul Panzer e Fred Durkin decidem que Orrie não cometeu o assassinato, e decidem inocentá-lo.
Só que eles se deparam com duas dificuldades: 1) Isabel Kerr era mantida no apartamento rosa por um magnata da indústria (casado) que pagará fortunas para que seu nome não apareça nos jornais relacionado ao caso. 2) A irmã de Isabel também se recusa a deixar que todos saibam que Isabel é uma doxy, e não sabe se conseguirá seu intento ajudando Archie e Wolfe ou atrapalhando-os.
O livro é bem empolgante, já que o tempo todo os detetives estão numa guerra contra a polícia, para descobrirem a culpabilidade de outro elemento antes que Orrie seja definitivamente condenado.
Wolfe está em sua melhor forma, mesmo que sem um cliente pagante, Archie está divertido como sempre e a história seria só mais uma da lista se não fosse por uma personagem muito especial: Julie Jaquette, colega de Isabel nos bares onde dançavam. O frescor e irreverência da moça deixam Wolfe tão desconcertado que ele chega a admirá-la, e quando isso acontece é sempre divertido.
Death of a Doxy (1966) de Rex Stout. Série Nero Wolfe nº 42