Novembro 21, 2024
Home » Pirate Latitudes | Michael Crichton
pirate-latitudes_a-devoradora-de-livros

Nunca tinha lido um livro do Michael Crichton. Só sabia que ele tinha escrito Jurassic Park e mais alguns outros livros adaptados para o cinema.

E aí, olhei, e era um livro de piratas! Não um daqueles que tem nome de pirata no título mas na verdade são piratas modernos chatos e com metralhadoras. São piratas do Caribe mesmo!

Aí não resisti, né.

Eu não chego a dizer que sou uma especialista em livros de piratas. Vou só dizer que sou a pessoa que conheço que mais leu livros de piratas. E posso dizer que esse é um excelente exemplar do gênero!

Crichton vai na do realismo, mas não dispensa uma boa história. Charles Hunter, um privateer da Inglaterra, resolve atacar a protegidíssima ilha de Matanceros, atrás de um galeão cheio de ouro espanhol. Para essa ousada empreitada, ele vai precisar de toda ajuda que puder, e ele atravessa Port Royal atrás das pessoas certas.

Eu geralmente não gosto de descrições de violência ultra-realistas, mas vamos combinar que o gênero de aventuras piratas estava precisando de um pouco disso.

Além disso, os personagens todos que acompanham Hunter na empreitada são bem construídos e constituem uma turma de coadjuvantes respeitável. Meus favoritos são Bassa, o negro com a língua decepada que nunca perde o bom humor, e Lazue, a mulher pirata.

O autor reconhece os clichês e sabe lidar muito bem com eles, não deixando nunca a peteca cair – nem quando os corsários encontram a sobrinha do governador de Port Royal capturada pelos espanhóis.

A aventura nunca para, e o realismo e a fantasia se mesclam em diversos momentos – como de fato se mesclavam nos relatos da época. Hunter, apesar de mais violento do que o pirata-bonzinho das histórias clássicas, não deixa de ser um herói completo, com todo charme que a profissão de fora-da-lei lhe proporciona.

O enredo é simples e bem construído, os personagens são cativantes e a ambientação é tão bem feita que parece que estamos lá no Caribe de verdade. Certamente entra pra lista dos meus favoritos!

Pirate Latitudes (2009) de Michael Crichton (publicado postumamente)

4 thoughts on “Pirate Latitudes | Michael Crichton

  1. Nuuuu!Eu tbm acabeio de resenhar Latitudes Piratas. rsrsAdorei o livro principalmente pela autenticidade dos piratas, as intrigas politicas e traições. Mas o autor não deixou de dar um toque de fantasia, com canibais e monstros marinhos.Bjshttp://www.lendonasentrelinhas.com.br/2010/11/latitudes-piratas-michael-crichton.html

  2. Oi!Ah! Eu quero que vc me indique mais livros de piratas, sim! Adoro o tema, tenho uma coleção juvenil que é meu xodó…Caçadores de piratas. Mas não conheço mais nenhum.Aguardo suas dicas!Bjs

  3. Oi…eu de novo!O livro “Piratas” da Celia Rees eu já conhecia, mas ainda não comprei.Tenho os outros livros dela Filha de feiticeira e Sangue de Feiticeira. Também tenho a coleção completa da série Vampiratas, mas ainda não li nenhum. rsrs Os outros eu não conhecia, vou pesquisar sobre eles na net.Obrigado pelas dicas.Bjs

  4. Olá õ/Estava mesmo procurando resenhas sobre esse livro, já que estava pensando em comprar (quando o meu dinheiro permitir T.T) e fiquei na dúvida quanto a esse livro, já que envolve piratas (mesmo que eu não tenha lido algum livro de piratas na vida ¬¬)… Tinha medo de não ser lá tão legal. Mas a maioria das opiniões que eu tenho visto dizem que é um bom livro…Adorei a resenha, ajudou-me a considerar esse livro na minha lista de livros que (eventualmente) eu vou comprar…xDBjs.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *