Novembro 21, 2024
Home » O Gênio do Crime | João Carlos Marinho
o-genio-do-crime_a-devoradora-de-livros

Fui num sebo diferente outro dia disposta a comprar meus livros de autores sul-americanos, pra compensar meu lapso em relação a esse tipo de leitura.

Foi uma surpresa agradável ler esse livrinho simpático sobre três garotos que saem por aí pra descobrir quem é que anda falsificando figurinhas do álbum sobre os jogadores de futebol.

Numa época em que o álbum da copa faz o maior sucesso, achei o tema especialmente atual.

O livro começa com o dono da fábrica de figurinhas pedindo encarecidamente a um dos garotos, que conseguiu evitar que a fábrica fosse incendiada por garotos revoltados com a falta de prêmios, que consiga descobrir que é o falsificador. Os investigadores profissionais colocados no caso não resolveram nada.

Os três amigos resolvem ir atrás dos criminosos, mas em segredo, já que os pais os proibiram. Com a ajuda do dono da fábrica eles entram numa competição com um famoso detetive inglês contratado pelo gerente almofadinha da fábrica de figurinhas pra ver quem consegue chegar à fábrica clandestina primeiro.

Meninos matando aula, adultos falsificando ligações e assinaturas para que os meninos saiam por aí pra acampar nas margens do Tietê, criminosos que torturam crianças… tudo é deliciosamente politicamente incorreto, numa obra prima que divertirá qualquer criança de 12 anos. Eu, pelo menos, me diverti muito com as deduções inteligentes dos garotos, com a história que não insulta a inteligência do leitor e com a falta de julgamento do texto – o dono da fábrica de figurinhas, mesmo na melhor das intenções, põe os garotos numa situação perigosa, e o narrador nada julga. Mais tarde, o pai de um dos garotos dá um murro na cara do dono, e o narrador apenas menciona o fato.

É um jeito engraçado, interessante e envolvente de escrever que apenas esse autor consegue. Tudo embalado pela descrição da São Paulo das antigas.

Um ótimo exemplar do gênero infanto-juvenil, um excelente exemplar do gênero policial e um perfeito exemplar do gênero aventuresco.

O Gênio do Crime (1969)

2 thoughts on “O Gênio do Crime | João Carlos Marinho

  1. Imperdoável que você não tivesse lido nenhum livro dessa série antes. Faz parte dos meus… er… hun… 12 anos? 13 quem sabe!Um clássico das feiras de livro o colégio.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *