Janeiro 18, 2025
Home » Master and Commander | Patrick O’Brian
master-and-commander_a-devoradora-de-livros

Jack Aubrey é um tenente da marinha real britânica que no momento (abril de 1800) está sem navio, e portanto sem dinheiro. Ele vai a um concerto na mansão do governador de Minorca, e lá se irrita com um cavalheiro que reclamou dele durante a música.

O cavalheiro em questão é Stephem Maturin, um médico e naturalista irlandês-catalão que tem ainda menos dinheiro que Aubrey. Após a irritação durante o concerto, eles combinam um duelo.

Naquele mesmo dia, Aubrey é promovido a comandante da HM Sloop Sophie, um navio de 14 canhões com o qual tem a missão de escoltar barcos mercantes pelo mar Mediterrâneo.

Feliz com essa conquista, Aubrey esquece da briga e em vez disso convida Maturin para jantar. Eles descobrem seu amor mútuo pela música, já que Jack toca violoncelo e Stephen toca violino. Quando Jack descobre que Stephen é médico, chama seu novo amigo para a posição de médico do navio na Sophie.

Mesmo que sua experiência e conhecimento sejam muito maiores do que o necessário para um médico naval, Stephen está totalmente falido, conforme mencionado, e aceita o posto.

Jack Aubrey começa a treinar seu novo time de marinheiros para transformá-los em bons combatentes, já que a  cada navio abatido eles podem ter a esperança de ganhar parte do butim. James Dillon, o primeiro tenente, é experiente e leal, e o ajuda nessa tarefa.

Stephen e James já se conhecem, mas escondem esse fato de todos, já que ambos foram parte de uma organização rebelde irlandesa católica que luta contra a coroa inglesa.

Stephen não sabe nada da vida a bordo e nem dos costumes da marinha, e a tripulação explica para ele (e pra gente) aos poucos como as coisas funcionam. Ele vira quase que um mascote do grupo, tratado com respeito porém a condescendência que um homem da terra merece.

Enquanto Jack vai sendo bem sucedido na sua carreira de capitão, mesmo enfrentando problemas como ele ser amante da esposa do seu superior, Stephen vai aprendendo um pouco sobre os costumes da marinha.

Ele vira quase que um mascote da tripulação, que explica pra ele (e pra gente) com muita paciência como as coisas funcionam em um navio de guerra.

Patrick O’Brian, fez uma pesquisa intensa e minuciosa sobre a vida dos marinheiros britânicos do início do século 19, e inclusive todas as batalhas que ele narra aconteceram de verdade, mesmo que com navios de nomes diferentes.

Mas não é só na precisão histórica que o livro tem mérito. Além da habilidade de descrever os navios e as batalhas, os personagens são extremamente bem construídos, a narrativa, apesar de cheia de termos técnicos, é de uma empolgação que impressiona, e ao final de tudo só queremos pegar o próximo volume da série (são vinte) e continuar naquele mundo.

Não é uma leitura fácil por causa de todos os termos técnicos, mas se você conseguir abstrair dessa parte e focar no resto, dá pra entrar de cabeça nas aventuras fascinantes dos personagens.

Master and Commander (1969) de Patrick O’Brian. Série Aubrey/Maturin Livro 1

1 thought on “Master and Commander | Patrick O’Brian

  1. Olá, O agBook, da AlphaGraphics, publica livros sob demanda de forma fácil e totalmente gratuita. Para publicar, basta acessar http://www.agbook.com.br e efetuar seu cadastro.O principal objetivo do agbook é apoiar novos escritores brasileiros e ainda oferecer todas as técnicas para que o autor não somente publique o seu livro como também o promova de maneira eficiente.Coloco meus contatos à disposição para qualquer dúvida pbaiadori@alphagraphics.com.brAbraços.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *