Harry Dresden é um mago. E um mago que trabalha como detetive particular. Aqueles casos diferentes e inexplicáveis acabam indo parar nas mãos dele, que é consultor especial da polícia de Chicago. Muitas das vezes, os casos são só bizarros. E outras vezes, criaturas sobrenaturais podem estar por trás de tudo.
Quando um casal é encontrado com os respectivos corações explodidos, literalmente, a polícia já manda um ‘aí, um caso “especial”, chamem aquele bizarro do Dresden”. E coração explodido é magia negra das fortes, o que significa que tem algum mago das trevas envolvido. Mas o Conselho Branco, que supervisiona a atividade dos magos, só tem um mago registrado na região de Chicago, que é Harry Dresden, que nunca foi muito de seguir regras, o que faz com que de repente ele se torne o principal suspeito. Morgan, o responsável por avaliar as atitudes de Harry, não teria o menor problema em executá-lo por traição ou assassinato ou qualquer regra que Harry deixe de seguir.
Harry até gostaria de ter tempo para chamar a bela jornalista Susan para um encontro, mas enquanto investiga os assassinatos, ele também é contratado por uma moça assustada para achar o marido dela que um mágico amador que sumiu faz algum tempo; cordialmente avisado pelo chefão mafioso da cidade de que é pra ele sair fora dessa história dos corações explodidos se quiser continuar vivo; e também é atacado pela vampira que domina submundo da prostituição.
Uma vida tranquila.
O livro segue a melhor tradição noir moderna, com narrativa em primeira pessoa, ambientes sombrios, mulheres fatais (fatais mesmo, tipo, são vampiras), tramas complexas onde o principal suspeito é o próprio herói (suspeito de usar o poder das tempestades para explodir o coração dos outros, veja bem) e um herói que reclama da vida, acha que o mundo não tem jeito, não tem dinheiro nem mulher nem amigos, mas que apesar disso é generoso, sarcástico, corajoso e tem o coração no lugar – a não ser que ele seja explodido antes.
O livro também tem diversos detalhes divertidos, como Bob, o espírito do ar voluntarioso que vive em um crânio no porão laboratório de Harry, e o fato de nenhum tipo de tecnologia funcionar perto da magia de Harry – ou seja, nada de celular nem elevador nem computadores e ele é obrigado a andar por aí de fusquinha, e o mini fadinho Toot Toot que é viciado em pizza.
Mas o principal é mundo sombrio apresentado pelo autor aliado à narrativa deliciosa de Harry que fazem desse volume uma leitura maravilhosa que eu recomendo muito.
Storm Front (2000) de Jim Butcher – Série Dresden Files Livro 1
Menina, você não larga mesmo da literatura fantástica, né? Nem quando lê romances policiais… rs.(Não é uma crítica, é só uma observação. Vc ama mesmo esse universo literário.)
Já ouvi falar desse livro e não vejo a hora de le-lo, junta duas coisas que gosto muito POLICIAL e FICÇÃO
Olá!Nosaaa. Acho o máximo os livros que vc lê. Mas infeizmente a maioria só ebook. Sua resenha ficou muito legal.Bjs
Hérida, é tudo livro de verdade, comprado no site da Livraria Cultura. Eu não consigo ler na tela do pc. Concordo que são todos em inglês e exigem o idioma avançado, mas a vantagem é que são baratinhos…obrigada pela visita!